Educar para a Vida!!!

Esse é o blog da nossa querida Escola João de Camargo! Nele, você conhecerá um pouco do trabalho e das pessoas envolvidas em uma história de sucesso que completará 51 anos em 2018! JC é sinônimo de Sucesso! Veja e confira!

segunda-feira, 6 de maio de 2013







As turmas do 1o. Ano da nossa UE estão a todo vapor na aquisição da leitura e da escrita.
As professoras tem oferecido atividades lúdicas que tornam muito mais interessante o ato de aprender.

As professoras organizaram um Caderno de Leitura. É um caderno meia pauta, onde são coladas as palavras, para produção de frases e pequenos textos. Desta forma os alunos compreendem o uso do espaço do caderno, treinam a escrita, desenvolvem a percepção visual e o controle motor e tem um portador de texto que podem consultar sempre.






Outra atividade que tem agradado muito as crianças é o "laptop ". Trata-se de uma pasta de cartão, onde foi colado o alfabeto e montadas pregas onde eles podem formar palavras e frases, com o apoio do "Baralhinho de Sílabas" que é guardado num envelope colado na pasta.
 


É uma atividade que tem auxiliado muito na compreensão da construção das palavras e do espaçamento entre palavras numa frase.

As professoras são de opinião que o trabalho realizado na Educação Infantil, especialmente no que diz respeito a Consciência Fonética e Fonológica, foi de fundamental importância para que o trabalho no 1o. Ano pudesse ser desenvolvido desta forma.

As professoras ampliam o leque de oportunidades de enriquecimento dos conteúdos.
Um exemplo foi a atividade a seguir que se deu a partir de um "Desafio" apresentado no Caderno Pedagógico.
"Ao verem as formas geométricas, escolheram na biblioteca da sala o livro "A três partes". Li a história, conversamos sobre as formas, as cores, o que tinha na sala de aula com as formas apresentadas.
Num outro momento, no círculo, fizemos um trabalho de classificação e de sequência lógica." - contou a professora Mônica.





Foram oferecidas  aos alunos diversas formas geométricas e eles puderam exercitar sua imaginação criando animais e objetos com elas. Criaram frases oralmente e as escreveram.


São trabalhos prazerosos e que renderam ótimos resultados.

Um comentário:

  1. Parabéns! Professoras comprometidas, responsáveis.Profissionais de sucesso! Tenho muito orgulho de trabalhar com vocês!

    ResponderExcluir