Educar para a Vida!!!

Esse é o blog da nossa querida Escola João de Camargo! Nele, você conhecerá um pouco do trabalho e das pessoas envolvidas em uma história de sucesso que completará 51 anos em 2018! JC é sinônimo de Sucesso! Veja e confira!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Sala de Leitura Ziraldo vem desenvolvendo atividades relacionadas às ações de transformação da nossa UE.
Inicialmente, vídeos foram selecionados para mobilização dos alunos. Neste momento, o foco é a limpeza e conservação da nossa escola.





Os alunos das turmas de 4º e 5º ano, após assistirem ao vídeo, discutiram sobre a situação da limpeza da escola, quais os pontos que merecem mais atenção, o que causa a sujeira, as consequências. O objetivo da discussão foi que detectassem os problemas e apresentassem soluções.



Após a discussão, eles escreveram sua opinião e deram sugestões que estamos postando, uma vez que "Minhas Impressões" é o espaço do nosso blog que oportuniza aos alunos demonstrarem o que pensam sobre diversos assuntos.




"Eu acho errado jogarem o lixo no chão porque pode fazer mal para todos", escreveu a aluna Laizza, da turma 1404.
 Iara concorda e completa: " Não se deve fazer isso porque é muito feio. Pode causar doenças e fazer mal às crianças e adultos." 

Já Eduarda pensa que os alunos tem responsabilidade no mau uso do espaço escolar, assumindo que suas atitudes também são erradas e reconhecendo o trabalho dos garis, responsáveis pela limpeza: " Os alunos, principalmente eu, estão jogando muito lixo no chão, copo de refrigerante no chão do refeitório, desperdiçando água. Os garis não deixam sujo porque eles querem o bem dos alunos." Laizza também reconhece que "(...) se a gente não jogar lixo no chão daremos menos trabalho para quem limpa."

Larissa sugere "(...)que converse com os alunos para jogar o lixo na lixeira certa, no refeitório. Quando fizer um trabalho de cortar, jogar o papel na lixeira. (...)"

Jonatan lembrou: "Se acumular lixo vão aparecer insetos." e sugere "Jogar lixo na lixeira. Eu posso lembrar ao meu colega para jogar lixo na lata de lixo.(...)"





Alguns alunos da turma 1503 lembraram que a família tem papel importante na formação dos hábitos "As crianças devem ser ensinadas em casa para quando chegarem na escola saberem usar o banheiro" escreveu Juliene. 
Na opinião de Gabriela, as crianças pequenas merecem atenção,  "Para manter a escola limpa nós devemos ajudá-las e ensiná-las a não sujar o chão. Como são crianças, elas pensam que podem fazer a sujeira porque alguém vai limpar."

Vitor lembrou das brincadeiras que acabam deixando as salas sujas. "O pessoal faz as coisas por brincadeira, mas essa brincadeira vai longe demais. Deixam a torneira do bebedouro aberta, da pia do banheiro, "tacam" bolinha de papel molhado no azulejo (...)"

Todos reconhecem que tem sua responsabilidade na conservação da escola e sugerem um trabalho de conscientização para que alunos cumpram a sua parte, jogando o lixo nos lugares certos, evitando sujar refeitório e salas de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário