A Sala de Leitura Ziraldo vem desenvolvendo atividades relacionadas às ações de transformação da nossa UE.
Inicialmente, vídeos foram selecionados para mobilização dos alunos. Neste momento, o foco é a limpeza e conservação da nossa escola.
Os alunos das turmas de 4º e 5º ano, após assistirem ao vídeo, discutiram sobre a situação da limpeza da escola, quais os pontos que merecem mais atenção, o que causa a sujeira, as consequências. O objetivo da discussão foi que detectassem os problemas e apresentassem soluções.
Após a discussão, eles escreveram sua opinião e deram sugestões que estamos postando, uma vez que "Minhas Impressões" é o espaço do nosso blog que oportuniza aos alunos demonstrarem o que pensam sobre diversos assuntos.
"Eu acho errado jogarem o lixo no chão porque pode fazer mal para todos", escreveu a aluna Laizza, da turma 1404.
Iara concorda e completa: " Não se deve fazer isso porque é muito feio. Pode causar doenças e fazer mal às crianças e adultos."
Já Eduarda pensa que os alunos tem responsabilidade no mau uso do espaço escolar, assumindo que suas atitudes também são erradas e reconhecendo o trabalho dos garis, responsáveis pela limpeza: " Os alunos, principalmente eu, estão jogando muito lixo no chão, copo de refrigerante no chão do refeitório, desperdiçando água. Os garis não deixam sujo porque eles querem o bem dos alunos." Laizza também reconhece que "(...) se a gente não jogar lixo no chão daremos menos trabalho para quem limpa."
Larissa sugere "(...)que converse com os alunos para jogar o lixo na lixeira certa, no refeitório. Quando fizer um trabalho de cortar, jogar o papel na lixeira. (...)"
Jonatan lembrou: "Se acumular lixo vão aparecer insetos." e sugere "Jogar lixo na lixeira. Eu posso lembrar ao meu colega para jogar lixo na lata de lixo.(...)"
Alguns alunos da turma 1503 lembraram que a família tem papel importante na formação dos hábitos "As crianças devem ser ensinadas em casa para quando chegarem na escola saberem usar o banheiro" escreveu Juliene.
Na opinião de Gabriela, as crianças pequenas merecem atenção, "Para manter a escola limpa nós devemos ajudá-las e ensiná-las a não sujar o chão. Como são crianças, elas pensam que podem fazer a sujeira porque alguém vai limpar."
Vitor lembrou das brincadeiras que acabam deixando as salas sujas. "O pessoal faz as coisas por brincadeira, mas essa brincadeira vai longe demais. Deixam a torneira do bebedouro aberta, da pia do banheiro, "tacam" bolinha de papel molhado no azulejo (...)"
Todos reconhecem que tem sua responsabilidade na conservação da escola e sugerem um trabalho de conscientização para que alunos cumpram a sua parte, jogando o lixo nos lugares certos, evitando sujar refeitório e salas de aula.