Educar para a Vida!!!

Esse é o blog da nossa querida Escola João de Camargo! Nele, você conhecerá um pouco do trabalho e das pessoas envolvidas em uma história de sucesso que completará 51 anos em 2018! JC é sinônimo de Sucesso! Veja e confira!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Inclusão



O tema do Centro de Estudos Integral, no último dia 18, foi a Inclusão. Foi aberto o espaço para expormos as nossas dúvidas e angústias. O como lidar, o trabalho a desenvolver, por onde começar.




Inicialmente, assistimos o vídeo "História de Carly Autismo Severo" com o objetivo de ampliar o olhar acerca dos alunos incluídos."



As professoras Ana Paula Fonseca, Isabel e Mônica Reis anotaram suas impressões:

"Ao assistirmos o vídeo da Carly, diagnosticada com autismo severo, percebemos uma família amorosa e persistente, em busca de respostas para o desafio de auxiliar a filha autista a encontrar o seu espaço no mundo e ser feliz.

Vimos na experiência dessa família, a importância da intervenção precoce, com tratamentos adequados às condições clínicas do portador de necessidades especiais.

Muitos anos foram necessários para que "sua voz interna encontrasse a saída", mas esse momento chegou e mostrou a todos o quanto a persistência e o amor, a confiança e o afeto, foram fundamentais na vida de Carly. Ela quebrou o silêncio quando conseguiu se comunicar através da escrita, no teclado de um computador.

Através dessa comunicação, Carly consegue externar seus sentimentos e sensações corporais, facilitando consideravelmente o seu tratamento e desenvolvimento."

Retiramos dessa reflexão palavras-chave: FAMÍLIA, ACOMPANHAMENTO MÉDICO, PERSISTÊNCIA, AMOR.

Não temos a "receita do bolo". Cada caso é um caso. Porém, a parceria escola/família, a persistência com amor e o acompanhamento médico adequado, hão de trazer algum resultado.

Abaixo seguem alguns links que podem ser úteis para compreender e desenvolver atividades que auxiliem o desenvolvimento dos nossos alunos incluídos.

http://drauziovarella.com.br/crianca-2/autismo/
http://abpp-rj.com.br/
www.psicopedagogia.com.br/
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pd

Nossas colaboradoras


Professoras Mônica Reis, Isabel Almeida e Ana Paula Fonseca (1o. Ano)

Um comentário:

  1. É uma longa caminhada, repleta de descobertas. Dia após dia aprendemos mais e mais.

    ResponderExcluir