"Alfabetizar é preciso"

domingo, 11 de março de 2012

Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa!

A Sala de Leitura promoveu atividades relativas ao aniversário da nossa Cidade.
Por estarem ainda em ritmo de Carnaval, contando muitas novidades, escolhemos o livro "Tequinho, o menino do samba", que traduz bem a alma do carioca, com sua alegria.




 Os alunos do 2o. ano puderam constatar que fazem parte da história de sua cidade já que o Carnaval é uma tradição nossa e que é mantida pelos moradores daqui.
Após ouvirem a história e conversar sobre Carnaval, quem eles conhecem que desfila(alguns desfilam em Escolas de Samba Mirins), concluímos que, com certeza, Tequinho comemoraria com muito samba o aniversário da nossa cidade. Então, produziram frases de congratulações para a Cidade, colocando-as no balão de fala e colorindo a figura do Tequinho.




As turmas do 3o. Ano, puderam ouvir a história da origem do nome da nossa cidade, através do livro "Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa"


Além de compreenderem porque "Rio de Janeiro", puderam observar como era antes, com suas florestas, com os índios. Saber como e porque a cidade foi fundada. Depois, produziram desenhos e frases relativas a nossa cidade.





A turma de Educação Infantil fez um "tour" por alguns pontos turísticos do Rio, assistindo um vídeo.



 Depois, pintura da praia e do Cristo Redentor.




A turma 1501, teve uma aula muito interessante. Além de ver fotos de pontos turísticos da cidade, foi  apresentada uma animação onde pontos específicos da cidade são mostrados como eram na época de sua fundação e a ocupação destas áreas no decorrer do tempo.
 A conversa foi em torno dessa ocupação, se houve impacto ambiental, porquê essas áreas foram ocupadas, as consequências que nós sofremos.






O professor pediu que fizessem uma produção artística sobre o que foi conversado.




Recursos Utilizados

Rodrigues, Neusa, OLIVEIRA, Alex. Tequinho, o menino do samba. Rio de Janeiro:Rovelle, 2009
GUIMARÃES, Márcia Noêmia. Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa. São Paulo:Cortez, 2007
Multikit: Escola e Vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário