Educar para a Vida!!!

Esse é o blog da nossa querida Escola João de Camargo! Nele, você conhecerá um pouco do trabalho e das pessoas envolvidas em uma história de sucesso que completará 51 anos em 2018! JC é sinônimo de Sucesso! Veja e confira!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nossa Mata é Atlântica



Mais uma vez pudemos contar com a parceria do Sesc e trazer para nossos alunos atividades em que pudessem compreender a importância da preservação da natureza, o cuidado com o Meio Ambiente.

A Eco Exposição itinerante "Nossa Mata é Atlântica" apresentou várias atividades no decorrer da semana. Momentos lúdicos que trataram de assuntos sérios.

OFICINA DE BAMBU

Nesta oficina, os alunos  obtiveram informações a respeito do bambu: suas características, usos, curiosidades, resistência e, também, puderam manipular este material construindo cadeiras com nós de amarração. Desta forma, aprenderam a importância da utilização de material sustentável e colocaram em prática o trabalho em equipe.






OFICINA DE PLANTIO

Esta oficina teve como objetivo apresentar espécies da Mata Atlântica oportunizando a experimentação do transplante de mudas o contato com a terra e o cuidado com as mudas.

Nossos alunos tiveram a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos no que se refere às plantas: suas partes, os elementos necessários para sua sobrevivência e importância para o planeta.

A Educação Infantil ouviu a Historia do Quati Piatã que passeia por todos os sistemas da Mata Atlântica.
















Depois, fizeram o transplante de mudas para caixas Tetra Pack e irrigaram. 









OFICINA DE SEMENTES

A Oficina de Sementes apresentou espécies da Mata Atlântica e a experimentação da construção de sementeiras e criação do vínculo de cuidado com a natureza.







OFICINA DE TINTAS NATURAIS

Os alunos puderam conhecer tintas feitas com materiais naturais e utilizá-las.





OFICINA DE JOGOS

Uma forma bem divertida de trocar informações sobre preservação e a Mata Atlântica.




 Uma semana de muita aprendizagem!!!!


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Passeio ao Projac - "Minhas Impressões"


Nesta semana, os alunos da turma 1401, da professora Marcela, visitaram o Projac, acompanhados da professora Rose, nossa Coordenadora Pedagógica. Foi uma experiência que satisfez algumas curiosidades que eles tinham. 






"Eu gostei da técnica da pintura que faz parecer pedra." - Gabriel Pereira











"Gostei quando a gente foi visitar os cenários. A gente viu a casa da dona Nenê, a pastelaria do Beiçola, a borracharia do Paulão e o táxi do Agostinho." - Caíque Hugo

"Eu aprendi que as comidas das novelas são feitas de isopor e o sangue de tinta vermelha." - Anderson Pereira











"Eu aprendi que as cidades que a gente vê na televisão são de mentira, as casas são de madeira." - Gustavo Brandão











"Achei interessante o sangue e quando a cena tem tapa no rosto, eles batem na mão para fazer o barulho." - Ana Carolina Ribeiro

 Os atores Dudu Azevedo e Lázaro Ramos foram muito gentis e tiraram fotos com o grupo.
 Uma tarde inesquecível para nossos alunos! 

 As crianças e o ator Dudu Azevedo


As crianças e o ator Lázaro Ramos


 Eles adoraram conhecer a pastelaria do Beiçola!



 A casa de leilão da Helena, da novela "Em Família"

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Borboletário






"Brancas

Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas." 
                                                                                            As borboletas. Vinícius de Moraes



A preocupação com a conservação do Meio Ambiente é uma constante em nossa U.E. e o SESC, juntamente com a empresa Bio Caminhos, nos trouxe um borboletário a fim de que as crianças pudessem interagir com biólogos adquirindo mais conhecimento a respeito das borboletas, e com o ambiente construído para elas.








A Educação Ambiental é a tônica desse Projeto. Os biólogos apresentaram às crianças as etapas do desenvolvimento das borboletas.



A segunda parte foi a observação das borboletas, dentro do borboletário. A curiosidade das crianças foi satisfeita.





E todos puderam pegá-las nas mãos. Crianças e adultos se encantaram com esse contato.





Foram exibidos vídeos que ressaltavam a importância do cuidado com o ambiente e como descartar o lixo, pois esse além de causar problemas ambientais causam doenças.



E uma dramatização explicou que o desmatamento causa problemas também às espécies animais, incluindo as borboletas.



E não há nada como praticar. Então, nossos alunos participaram de atividades utilizando material reciclável.
Uma ótima brincadeira.





VAMOS AGUARDAR A ECO EXPOSIÇÃO!!!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Aniversário da EM João de Camargo



No dia 26 de junho comemoramos os quarenta e sete anos da nossa U.E.. Nosso tema foi "A Copa do Mundo" já que nesse mês todos os olhos estão voltados para esse grande evento aqui no Brasil.

Toda a Comunidade Escolar se envolveu nesse Projeto, com muita alegria. Nossos alunos demonstrando que é importante a união de uma equipe.





Todos demonstrando que o trabalho realizado na nossa Escola é voltado para o desenvolvimento de nossos alunos como cidadãos. Foi com esse pensamento que a professora Andrea, de Artes, preparou com seus alunos trabalhos que mostram a diversidade no país da Copa e dentro do próprio evento.



Os Valores não foram esquecidos, afinal o esporte vem reforçar a necessidade de tê-los e colocá-los em prática.



Os professores propuseram atividades relacionadas à Copa; assim nossos alunos e todos os outros funcionários se envolveram nos preparativos para o grande dia, o aniversário da nossa Escola.








Equipe Pedagógica, Professores e Funcionários reuniram-se para comemorar o aniversário da nossa Escola. Na ocasião foram apresentados vídeos e músicas de motivação, em reconhecimento ao trabalho eficaz de todos. A Professora Eliene, nossa Diretora, se referiu a todos como campeões pelos resultados que são obtidos a cada dia junto aos nossos alunos.



Nestes quarenta e sete anos, a JC tem acreditado no potencial dos seus alunos,  e todos que nela trabalham estão sempre em busca de meios para oferecer educação de qualidade, trabalhando valores, a fim de que eles se tornem cidadãos conscientes e empreendedores